Algo trabalhoso.. mas sempre tão bom!!
Nota: Caso não tenha açafrão ( que dá uma tonalidade amarelinha e apetitosa ao arroz), coza o chouriço juntamente com o pato. Assim o colorau do chouriço tinge a água, o que dará posteriormente mais cor ao arroz.
Ingredientes:
- 1 pato
- 1 chouriço
- 150g de bacon
- 1 folha de louro
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 2 copos e 1/2 de arroz
- 1 ramo de salsa
- 1 colher de chá de açafrão qb (opcional)
- 1 chávena de café vinho do porto (vi no Cantinho da Nanda e decidi experimentar..)
- sal q.b.
- água q.b.
- azeite q.b.
Mãos à obra:
- Lava-se o pato e corta-se ao meio. Retira-se a maior parte da pele e das gorduras. Vai cozer em água temperada com sal, o louro, cerca de uma chávena de café de vinho do porto e o açafrão (opcional). Entretanto prepare o bacon e o chouriço. Corte o primeiro em tiras e o segundo ás fatias e depois em metades, reservando algumas metades inteiras para decorar. Quando estiver pronto, retira-se da panela, coa-se a água da cozedura e reserva-se e deixa-se arrefecer e desossa-se e desfia-se.
- Num tacho coloca-se o azeite e a cebola e o alho picado e deixa-se refogar um pouco. Acrescenta-se então o pato, o chouriço e o bacon e deixa-se refogar até o pato ganhar uma tonalidade douradinha. Rectificam-se os temperos. Reserva-se.
- Passemos então ao arroz. Coloca-se o caldo que se reservou ao lume (sendo que na proporção de 2 copos de água para 1 de arroz), quando ferver acrescenta-se o arroz. Prova-se de sal. Quando estiver quase cozido desliga-se o lume.(acaba de cozer no forno e assim não fica tão seco).
- Unta-se um tabuleiro de ir ao forno com azeite e coloca-se uma camada de arroz, alternada com o preparado do pato com as carnes e novamente arroz. Decora-se com as fatias inteiras de chouriço e vai ao forno até alourar.
Nota: Caso não tenha açafrão ( que dá uma tonalidade amarelinha e apetitosa ao arroz), coza o chouriço juntamente com o pato. Assim o colorau do chouriço tinge a água, o que dará posteriormente mais cor ao arroz.
Aproveitei e coloquei também em caixinhas de alumínio para congelar. Assim, outra vez que não tenha tempo ou que realmente me apeteça é so levar ao forno. E também para mandar para uma irmã gulosa, claro ;)
Ola Inês,obrigado por teres visitado o meu espaço,olha em relaçao ao tempo de cozedura do frango no forno,sinceramente nao sei se é o mesmo,porque eu quando vejo a cebola a ficar mais escutita vejo se o frngo esta pronto por dentro,nunca contabilizei.Quero dar te os parabens pelo teu blog,tem pratos muito giros,bjs
ResponderEliminarOntem andei aqui mas não sei porquê não consegui comentar :)
ResponderEliminarAdoro arroz de pato.
Quanto ao turron é do tipo do torrão de alicante mas é uma variedade mais molinha :)
Beijinho
O arroz de pato na caixinha de alumínio chegou a mim mas não durou muito tempo no congelador obviamnente...depois de meia horinha a descongelar e alourar lá dei umsa boas garfadas!Uma delícia!Para a próxima podes reservar mais caixinhas :D
ResponderEliminarWicked