quarta-feira, 27 de maio de 2009

Esparguete do mar

A minha irmã ensinou-me este prato há uns tempos. Creio que o faziam num restaurante perto do local onde vivia. Confesso que antes de provar estava receosa, por causa das natas. Mas enganei-me. É maravilhoso. Vou tentar arranjar medidas, porque faço-o sempre a olho.
Para 2 pessoas usei:
  • 180g de esparguete
  • 1 pacote de natas
  • 1 cebola
  • 1 dente de alho
  • 85g de bacon
  • 90g de chouriço vermelho
  • 200g de miolo de camarão
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 folha de louro
  • sal qb
  • camarões inteiros cozidos para decorar (opcional)
Eu faço assim:
Cozo o esparguete com sal. Numa panelinha á parte cozo o camarão.
Numa frigideira coloco o azeite, a cebola e o alho picados e deixo aloirar. Acrescento depois o louro, o bacon, o chouriço aos cubos e finalmente o miolo de camarão cozido. Deixo refogar. Pode acrescentar-se um pouco de piri-piri. Depois de pronto reserva-se.
    Escorre-se o esparguete e coloca-se num tabuleiro de ir ao forno. Deita-se por cima o preparado das carnes e mistura-se. Finalmente acrescentam-se as natas, com um pouco de sal. Mistura-se bem.

    Vai ao forno cerca de 20 min. Mexer de vez em quando com um garfo. As natas secam um pouco e ficam muito cremosas.


    Adoro este esparguete. Não o acho enjoativo, apesar das natas.

1 comentário:

Joana Matos disse...

É bom não é? Por acaso não foi num restaurante...também me ensinaram enquanto que vivi por terras de Coimbra :D É um prato delicioso e de comer e chorar por mais...ehehe :P