Cá por casa ninguém aprecia a pescada cozida. É muito branco e sem sabor, dizem eles. Então tenho de acrescentar sempre algo. Pronto, lá vem o marisco outra vez. Estive para experimentar a receita da Anabela de pescada com natas, mas ainda ontem comemos natas no bacalhau, fica para uma próxima! Como é evidente, o marisco neste prato é opcional..
Ingredientes:
- 1 posta de pescada por pessoa (usei 2 porque eram pequeninas!)
- meio limão
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 folha de louro
- 1 caldo de marisco
- 1,5dl de azeite
- 4 colheres de polpa de tomate
- 1dl de vinho branco
- 200g de miolo de camarão (opcional)
- 100g de ameijoas (opcional)
- sal e piri-piri q.b.
Preparação:
- Descongela-se a pescada e tempera-se com sal e sumo do limão. Abrem-se as ameijoas com a ponta de uma faca e lavam-se bem.
- Faz-se um refogado com o louro, a cebola às rodelas, o alho picado e o azeite. Quando aloirar junta-se a ameijoa. Acrescenta-se o caldo de marisco, resfresca-se com o vinho branco e tempera-se com sal e piri-piri. Retira-se a ameijoa com uma escumadeira e reserva-se numa taça.
- Coloca-se as postas de pescada no refogado anterior. Se necessário acrescentar um pouco de água. Acrescenta-se o miolo de camarão.
- Deixa-se cozinhar em lume brando, rectificam-se temperos.
- Quando estiver cozinhada, retira-se para uma travessa a pescada e o camarão, aquece-se um pouco a ameijoa no refogado, e coloca-se por cima da pescada juntamente com o molho.
Bem picantezinho e apurado, ninguém se queixa!! Fica óptimo acompanhado com puré de batata ou com arroz. Eu servi com arroz de ervilhas com açafrão, para ser diferente.
1 comentário:
que maravilha!uma optima sugestão
Enviar um comentário