domingo, 31 de maio de 2009

Charlote de Laranja


Com o calor apetece sobremesas frescas. Encontrei esta enquanto folheava uma revista teleculinária da minha mãe de 79. É uma sobremesa requintada e que requer alguma paciência e cuidado na sua preparação. No entanto não é muito difícil. Para poupar tempo, como foi o meu caso, comprei tortas tipo dancake de chocolate.

Ingredientes para a massa da torta:
  • 4 ovos; 125g de açúcar; 4 colheres de sopa de farinha de trigo; 1 chávena de doce de fruta (framboesa de preferência); papel para forrar um tabuleiro com as dimensões aproximadas de 25 x 20cm.

Ingredientes para o creme:

  • 4 ovos; 150g de açúcar; 3dl de leite; raspa de 2 laranjas; 6 folhas de gelatina; mais uma colher de açúcar.

Preparação:Vamos preparar a torta: forre o tabuleiro com papel e unte-o com margarina. Ligue o forno no máximo. Bata 4 ovos com 4 colheres de açúcar até formar um creme fofo e seguro. De seguida junta-se a farinha aos poucos e em chuva por entre os dedos, mexendo de baixo para cima até estar bem ligado.

Deite o preparado no tabuleiro e alise muito bem em camada igual. Coze em forno quente cerca de 10 a 12 min. Verifique se está cozida (não convém que fique seca).

Retire e vire sobre um pano polvilhado com açúcar. Retire o papel e espalhe o doce de fruta muito bem. Enrola-se de imediato, apertando o melhor possível, sem exagerar. Deixe arrefecer assim.

Creme: Ferva o leite e junte-lhe as folhas de gelatina, previamente demolhadas. Deite 4 gemas num tachinho, junte-lhes o açucar e a raspa das laranjas e mexa muito bem. Em seguida junte-lhe o leite quente com a gelatina, mexa muito bem com a colher de pau e leve ao lume moderado onde deve cozer sem levantar fervura, o que se verifica quando começar a engrossar ligeiramente. Retire então imediatamente do lume. Deixe arrefecer.


Enquanto arrefece corta-se a torta (fria já) em fatias de 1 cm e forra-se uma bacia de plástico ou uma forma sem buraco om as fatias bem aconchegadas de forma a evitar buracos.

Descascam-se as laranjas (as mesmas que foram raspadas), tiram-se os gomos sem peles e guardam-se em lugar fresco.
Quando o creme estiver quase frio batem-se as claras em castelo bem firme e junta-se no final uma colher de açúcar para ficarem mais seguras. Ligue as claras com o creme, mexendo com cuidado de baixo para cima. Em seguida misture-lhe os gomos limpos de laranja.

Deita-se o preparado na forma, alisa-se e vai ao frigorífico algumas horas, ou de um dia para o outro para solidificar.


Desenforme sobre a bandeja e decore a gosto.
Para a próxima vou experimentar com torta de baunilha, para não ser tão grande o contraste entre o recheio e o exterior.
Não tenham pressa como eu para a desenformar! Se não fica imperfeita.. convém mesmo ficar no frio de um dia para o outro.

1 comentário:

a Trofa tem cozinheira disse...

Olha esta charlotte aqui perdidaaaaaaaaaaaa

que MARAVILHA INES!! adorei