domingo, 14 de junho de 2009

Arroz de Pato (versão frango)

Adoro arroz de pato, mas nem sempre o tenho em casa. Enquanto que frango anda sempre pelo meu congelador. Estava-me a apetecer este prato, então decidi fazê-lo com frango. O resultado é igualmente bom!

Utilizei:
  • 1 frango
  • 1 chouriço
  • 1 folha de louro
  • 1 ramo de salsa
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 1 chávena de chá de vinho do porto
  • 2 copos e 1/2 de arroz
  • sal q.b.
  • água q.b.
  • azeite q.b.

Modo de preparo:

  1. Lava-se o frango e corta-se ao meio. Retira-se a maior parte da pele e das gorduras. Vai cozer em água temperada com sal, o louro, cerca de uma chávena de café de vinho do porto e o ramo de salsa. Entretanto prepare o bacon e o chouriço. Corte o primeiro em tiras e o segundo ás fatias e depois em metades, reservando algumas metades inteiras para decorar. Quando estiver pronto, retira-se da panela, coa-se a água da cozedura e reserva-se e deixa-se arrefecer e desossa-se e desfia-se.


  2. Num tacho coloca-se o azeite e a cebola e o alho picado e deixa-se refogar um pouco. Acrescenta-se então o frango, o chouriço e o bacon e deixa-se refogar. Rectificam-se os temperos. Reserva-se.


  3. Passemos então ao arroz. Coloca-se o caldo que se reservou ao lume (sendo que na proporção de 2 copos de água para 1 de arroz), quando ferver acrescenta-se o arroz. Prova-se de sal. Quando estiver quase cozido desliga-se o lume.(acaba de cozer no forno e assim não fica tão seco).


  4. Unta-se um tabuleiro de ir ao forno com azeite e coloca-se uma camada de arroz, alternada com o preparado do frango com as carnes e novamente arroz. Decora-se com as fatias inteiras de chouriço e vai ao forno até alourar.
Não posso dizer que me soube a pato, mas que me soube muito bem, soube!!

2 comentários:

Anabela disse...

sabes que nunca cozinhei arroz de pato,tenho de experimentar,bjs

Smsn-artes e ideias disse...

este arroz está delicioso!!

bjcas