quinta-feira, 15 de abril de 2010

Polvo á lagareiro


Uma vez em conversa com uma colega acerca de panelas de pressão, ela disse que o polvo fica óptimo cozido sem água e com uma cebola nela. A 1ª coisa que pensei foi: vai-me rebentar a panela!! Mas não, porque ele liberta água, e fica super delicioso e tenro. Vou cozê-lo sempre assim daqui para a frente.
Ingredientes:
  • 1 polvo com mais de 1 kilo
  • 1 cebola com casca + 2 cebolas
  • 4 dentes de alho grandes
  • 1 folha de louro
  • azeite q.b.
  • 1 kg de batatas novas
  • sal, pimenta
  • salsa q.b.

Preparação:

  1. Lava-se o polvo, corta-se ao meio e, sem escorrer coloca-se na panela de pressão, junto com uma cebola com casca bem lavada, que lhe dará sabor e cor, e uma folha de louro. Coze 30min em lume brando.
  2. Lava-se as batatas e cozem-se em água temperada com bastante sal. Não convém cozer muito!
  3. Entretanto, descascam-se as cebolas e corta-se ás meias luas e deita-se para um tacho. Adiciona-se o alho picado e bastante azeite (cerca de 250 a 300ml). Deixa-se refogar um pouco. Tempera-se com um pouco de sal e pimenta e reserva-se.
  4. Depois do polvo cozido, corta-se. Colocam-se as batatas num pirex, junta-se o polvo aos pedaços e rega-se com a cebolada e o azeite. Vai ao forno até dourar.

5. Depois de sair do forno, polvilha-se com salsa.

12 comentários:

moranguita disse...

hum que belo prato
eu adoro
deste-me uma vontade de fazer
bem nao te digo nada
beijinhos

Cozinha Mágica disse...

Olá, meu nome é Sonia, estou iniciando um blog de receitas, já que adoro cozinhar e gostaria de compartilhá-las com você.

Quando puder me faça uma visitinha!

http://minhacozinhamagica.blogspot.com

Beijos!

SoraiaSilva disse...

Essa do polvo tb não sabia!!
Ficou com muito bom aspecto!! E eu gosto MUITO :)
Beijinhos*

Anabela disse...

Polvo é um dos prato preferidos ca de casa,eu cozo na pamela de pressão mas deito um pouco de wisky,fica optimo,o teu prato ficou uma delicia,abriu me o apetite para o almoço,bjs

Sónia Meirinho disse...

eu adoro polvo à lagareiro!! nao tenho panela de pressao mas tambem o vou cozer sem agua e uma cebola!! tambem ouvi dizer que é o melhor.beijos

Paulinha disse...

Obrigada pela dica!!! Acho que vou ter que comprar uma panela de pressão pois adoro polvo. É um dos meus peixes preferidos. Mas em casa tenho receio de o preparar pois foi algo que nunca fiz.... Beijinhos e bom fim de semana

Carina disse...

Que polvo tão bom!!!!
E bem tenrinho como tanto gosto!!!!!

Beijocas e bom fim de semana :)

»¤Þ䵣䤫 disse...

Inês que belo prato minha amiga! Olha deixa eu te falar uma coisa, pode fazer essa torta, não tem erro, super fácil, se vc fizer me conta se gostou tá bom! Bjokas

lili disse...

uma excelente dica para cozinhar polvo!!
bjs

Rachel disse...

Eu e a panela de pressão não somos muito amigas, principalmente porque me esqueço de tirar o pipo, um dia saiu a agua por fora, tipo vulcão, a sorte foi que era pouca água porque faço como tu quando cozo o polvo, e só tinha a água do proprio. Mas foi um susto!!

Mas adoro este polvo assim, aliás de qualquer maneira!

Bjs

argas disse...

Que bom tenho de experimentar assim! bjinhos

Lu - Uma Casa no Norte disse...

Adoro!!
Beijinhos