sábado, 1 de fevereiro de 2020

Máquina de secar com bomba de calor - opinião



E quando chega o tempo chuvoso, começa o martírio da roupa para secar. Se há a sorte de haver um ventinho, ainda ajuda, mas quando a humidade do ar é alta, a tarefa é praticamente impossível.
Ter estendais pela casa, dá um ar barraqueiro que nunca gostei, além da humidade.

Já tive máquina de secar de exaustão, e de condensação, e já tinha feito um post a explicar a minha técnica "poupança" aqui. Estendia inicialmente a roupa, e apenas no dia seguinte colocava na máquina, de forma a reduzir o tempo de secagem mas manter a frescura.
Estas máquinas consomem entre 2700 a 2900w, pelo que notava-se obviamente na fatura da eletricidade, além de que para uma carga acabada de sair da máquina, por exemplo, 2 programas completos (120+120min) por vezes ainda não eram suficientes (6kg de roupa). 


Depois de muito ponderar, estudar, avaliar as necessidades e cansar-me de andar com estendais pela casa, adquiri uma secadora com sistema de bomba de calor. E garanto, é um luxo! Em dias chuvosos, coloco lá a roupa mal sai da máquina! Em 170min, ou até menos, se não tiver lençóis, mantas.. tenho 8kg de roupa sequinha!  E o seu consumo de apenas 850w, o mesmo que o meu aspirador! Uma máquina de bomba de calor de categoria energética A++.

Pode ser um investimento mais caro na sua compra, mas rapidamente será compensado pelo baixo consumo, relativamente à condensação e exaustão, pelo que também contribui para o ambiente.
Para já, estou satisfeita, e finalmente poderei usá-la à vontade, sem o medo do rombo da conta da eletricidade.
Assim, se ponderam adquirir uma, aconselho sem dúvida: bomba de calor. Por vezes, para desenrascar, optamos pelo mais barato, que depois sai caro. Fica a dica.

Sem comentários: