terça-feira, 13 de novembro de 2018

Secar a roupa no inverno



Com o tempo húmido e chuvoso, a tarefa de secar as roupas complica. Detesto roupas no estendal dias seguidos, mas também não sou adepta de ter o estendal na sala, junto ao recuperador, pois além de não gostar do aspecto, essa humidade acrescida em casa é prejudicial à saúde.

O desumidificador também não é tão eficaz na secagem como afirmam pela net. Falo, porque já fiz a experiência.

Há lá coisa mais desagradável do que roupa a cheirar a mofo? Acabada de apanhar do estendal?

Como tal, à semelhança deste post de 2013, estendo a roupa num estendal numa divisão dos anexos, que tem bastante ventilação, e no dia seguinte coloco cerca de 30min na máquina de secar, ou se não chover, coloco o estendal lá fora, e volto a verificar a secagem no final do dia.
Não coloco a roupa acabada de lavar diretamente na secadora, Além de ser um desperdício de energia, também prejudica mais o vestuário. 

Agora existem por aí diversas lavandarias self-service, com máquinas de secar. Também as experimentei! Além de achar aborrecido andar com a roupa atrás, ter de mostrar as "cuecas" a quem por lá andar, ou ter de esperar pela minha vez, não me convence também. Os valores por 30min de secagem rondam os 2 euros. Se formos no mínimo uma vez por semana, seriam 8eur/mês. Isto se os 30min da secagem forem suficientes. A meu ver, sai bem mais caro, já para não falar trabalhoso.

Quanto a máquinas de secar, confesso que já tive umas quantas! De exaustão (tubo) e de condensação, estas últimas têm depósito e podem ser colocadas em qualquer divisão. Ora, confesso que voltei a trocar por exaustão. Como esta divisão é anexa, não há problema do frio, tenho uma tábua de madeira com o buraco do tubo, para que a janela não totalmente aberta e, pode ser muita coincidência, mas as que tive de exaustão secam muito mais rapidamente roupa! Pelo menos as duas que me passaram pela mão! E também não param por ter o depósito cheio. Detestava chegar a casa e a roupa continuar húmida porque o depósito encheu! 
O único senão, é que é um investimento apenas usado uns meses por ano.

Quanto ao novo sistema de bomba calor, não faço a mínima ideia do seu desempenho. Se alguém tiver, agradeço a partilha:)


Sem comentários: